Conteúdos IONICS

5 de fevereiro de 2018

Dicas para aumentar o ciclo de vida de sua frota

Quando a frota tem um ciclo de vida maior, ou seja, seus veículos duram mais e funcionam melhor por mais tempo, a empresa consegue diminuir os gastos de reposições desnecessárias e evita os riscos de paradas fora do esperado, o que proporcionaria atrasos na operação e redução na produtividade. Que tal ver algumas dicas para aumentar o ciclo de vida de sua frota? Confira a seguir:

Avalie as condições de sua frota

O segredo para uma gestão bem-sucedida dos componentes do ciclo de vida de uma frota é a substituição de um veículo precisamente no seu tempo ideal. Se o gestor não otimizar essa operação, é provável que seus esforços em outras áreas ligadas à utilização do veículo deixem um pouco a desejar. O tempo ideal de substituição do automóvel vai variar de acordo com o modelo e o tipo de serviço ao qual ele é submetido. O ponto de partida para aumentar o ciclo de vida de sua frota é verificar constantemente as condições como ela se encontra.

Registre as datas e itens de manutenção preventiva

Muito antes de trocar o carro por um novinho em folha, ele ainda poderá ser utilizado por muitas e muitas rotas. Porém, para que isso aconteça, a manutenção preventiva deve fazer parte da cultura da empresa. O gestor deve manter registrados todos os períodos certos para fazer as mudanças de peças e revisões, segundo as indicações dos fabricantes; além de manter uma equipe de mecânicos bem treinada e que respeite essas recomendações. Dessa forma, a frota estará sempre em um bom nível de circulação e produtividade.

Treine as condutas de seus motoristas

A maneira como os carros são usados é um fator determinante na hora de verificar os efeitos mais gerais em suas condições. Se os seus funcionários apresentarem má conduta no trânsito, além de multas e eventuais colisões, gerarão maior desgaste em vários sistemas mecânicos dos veículos. Seus colaboradores devem ser treinados para evitar o excesso de acelerações e frenagens bruscas e desnecessárias; devem também fazer bom uso do câmbio, respeitar os sinais de trânsito e ter uma cultura de direção defensiva.

Gerencie os gastos com combustível e abastecimento

Quando o veículo anda muito tempo com o combustível na reserva pode, no longo prazo, causar entupimento dos bicos injetores e aumentar a temperatura da bomba de combustível. Essa é uma situação que, se ocorrer muitas vezes, deixa o carro funcionando no limite e motiva estragos mais sérios até mesmo no motor do carro, além de engasgos na direção.

Em contrapartida, andar com o tanque muito cheio pode atingir o filtro de cânister, que é uma peça responsável por evitar que gases tóxicos resultantes da combustão cheguem ao meio ambiente. Assim, o ideal é que o gestor possa controlar o volume de abastecimentos, para evitar até mesmo eventuais desvios.

Quando o gestor de frota cria um projeto adequado de gerenciamento do ciclo de vida de seus veículos, ele deve levar em conta as ações de manutenção, a substituição apropriada das peças automotivas e o volume certo dos abastecimentos para cada jornada ou rota. Como você tem cuidado do ciclo de vida de sua frota?

Compartilhe esse artigo:

Você também pode gostar de ler: