Ao se aproximar do final de ano, vem chegando também o momento de fazer um balanço do que passou, avaliando os desafios enfrentados e as conquistas obtidas. Infelizmente, não é preciso se aprofundar muito na análise para concluir que 2018 foi bastante conturbado para quem atua na gestão de transporte.
A crise econômica e política que assola o país ajudou a criar um cenário de instabilidade em diversos setores. O transporte foi, sem dúvida, um dos mais afetados, e o ano foi marcado por acontecimentos como a greve dos caminhoneiros e o anúncio do pacote de medidas do governo.
Avaliar o ocorrido e levantar os resultados do período é fundamental para estabelecer novas metas e encontrar meios de investir em um novo ano diferente. Do mesmo modo, fazer um bom planejamento da gestão de transporte é essencial para ter mais crescimento e sucesso em 2019.
Por que sua empresa precisa de planejamento
Além do contexto, outros fatores levam à necessidade de planejar o ano da empresa com antecedência e dedicação. A complexa logística envolvida no setor exige extrema organização. Controle da frota, abastecimento, manutenção dos veículos e gerenciamento de prazos são algumas das tarefas envolvidas na gestão de transporte.
Sendo um processo desenvolvido com o intuito de amarrar todos os pontos para alcançar determinados objetivos, o planejamento deve demonstrar a forma como a empresa pretende chegar aonde deseja. Trata-se, portanto, de elaborar um plano estruturado que garanta uma melhor gerência dos recursos e uma maior eficácia nos resultados.
Com planejamento, é possível, por exemplo, reduzir custos, controlar processos, otimizar a utilização dos investimentos, melhorar o atendimento e integrar todos os setores envolvidos. Economizando e conquistando mais produtividade nas atividades e entregas da área, o planejamento para gestão de transporte também permite que se desenvolva uma gestão mais estratégica para a organização como um todo.
Como a tecnologia auxilia no planejamento para gestão de transporte
Nos últimos anos, graças à tecnologia, assistiu-se à uma grande otimização da administração no setor de transporte. A utilização de novas ferramentas facilitou muito a vida do gestor e da equipe envolvida na operação.
A implantação desses recursos auxilia não apenas no dia a dia, mas também é muito importante para a realização do planejamento de gestão de transporte. A tecnologia é, hoje, essencial na definição de objetivos mais precisos e assertivos, na execução dessas metas e no monitoramento dos resultados.
Ao elaborar um planejamento desse tipo, é preciso levar em conta alguns pontos fundamentais, como o número de veículos, a manutenção, a eficiência de rota, o monitoramento da frota e o abastecimento e controle de combustível. E, não por acaso, a tecnologia pode ajudar com todos eles.
Estrutura, monitoramento e eficiência da frota
Ao planejar a gestão de transporte para o próximo ano e encontrar a melhor fórmula para alinhar estrutura operacional e eficiência, é preciso levar em consideração o histórico da frota. Por isso, o diagnóstico do ano em andamento é tão importante.
Nesse sentido, para poder planejar em termos estruturais, o gestor deve se questionar, por exemplo, sobre o número de veículos e de motoristas, as rotas realizadas e a segurança nas estradas ou trajetos.
Hoje em dia, é possível tanto avaliar quanto projetar o rendimento de uma estrutura desse tipo através de softwares de monitoramento de frota. Além disso com o recurso da geolocalização, além de análise de trajeto, a empresa mantém os seus carros e os seus motoristas mais seguros.
Manutenção e revisão dos veículos
Não existe planejamento em gestão de transporte sem um plano relacionado à manutenção e conservação dos veículos. Planejar significa, nesse caso, antecipar problemas e estabelecer um calendário de supervisão dos itens mecânicos.
É evidente que toda essa logística se torna muito mais simples quando a empresa conta com sistemas de gerenciamento de frota. Essas plataformas digitais reúnem todos os dados necessários referentes às condições dos equipamentos.
Abastecimento e controle de combustível
Quando o assunto é gestão de transporte, uma das questões que merecem mais atenção no planejamento está relacionada ao uso de combustível. O motivo? Bom, este item representa um dos maiores custos da área.
O planejamento em relação a esse ponto atualmente pode ser feito de forma muito mais eficaz através de sistemas automatizados de abastecimentos. A tecnologia possibilita que se trace planos não somente em relação a toda a operação envolvida no abastecimento, mas também no que se refere ao monitoramento de consumo.
Além do abastecimento e do controle de combustível automatizados, a plataforma também gera relatórios que servem como base para a tomada de decisão necessária em um bom planejamento. Afinal, identificar onde estão as falhas e delinear estratégias para conseguir saná-las faz toda a diferença na hora de planejar a gestão de transporte da empresa.