Como fazer um dimensionamento de frota correto?

Published On: 18 de julho de 2019Por
COMPARTILHE

O empreendedor de negócios que envolvem transporte de carga sabe que o seu sucesso depende, em parte, de uma logística estruturada e eficiente. Esta, por sua vez, depende dos recursos adequados e de processos muito bem estruturados. Neste contexto, o dimensionamento de frota é parte fundamental.

Esse procedimento traz respostas que ajudam em importantes decisões do empreendimento. A definição de quantos e quais veículos precisam participar da operação e qual a média de quilometragem que deverão fazer para atender a demanda são algumas delas.

Através do dimensionamento de frota, o gestor tem a segurança necessária para criar soluções para os principais problemas de transporte e de logística relacionados à organização dos veículos da sua empresa.

O que é dimensionamento de frota

Para começar, vamos entender melhor o que é dimensionamento de frota. Trata-se de todo o processo que envolve o planejamento ligado ao transporte durante um determinado período de tempo.

Em outras palavras, o dimensionamento de frota é a operação prática que envolve a execução de certos procedimentos com o objetivo de otimizar o desenvolvimento e a execução das atividades de movimentação de carga.

Determinar a quantidade de veículos necessários para realizar as entregas, evitando atrasos e o gasto excessivo de recursos, é um dos principais desafios da gestão de frotas.

Para que isso seja possível, é preciso pensar nos diversos aspectos do processo, desde a capacidade dos carros e do peso da carga até a definição do percurso e as condições das estradas. Dessa forma, além de evitar contratempos durante o trajeto, o gestor também trabalha para impedir a ociosidade da frota.

Como fazer o dimensionamento de frota

O dimensionamento de frota abrange a realização de uma série de tarefas que otimizam o trabalho de quem atua com transporte. Nesse sentido, planejamento deve atender a alguns itens que listamos a seguir:

  • Identificação da capacidade e da carga máxima (total de toneladas) que cada um dos veículos da frota é capaz de transportar;
  • Determinação das especificações técnicas de cada modelo da frota;
  • Definição da demanda mensal que a frota consegue atender através do cálculo do número de viagens que cada carro pode fazer mensalmente;
  • Avaliação da demanda mensal de carga recebida pela operação;
  • Estudo das rotas baseado em fatores como: as distâncias a serem percorridas, o tipo de veículo, as condições das estradas, o trânsito, o tempo de viagem;
  • Controle do tempo de carga e descarga, paradas, descanso e refeições dos motoristas.

O gestor precisa, portanto, em primeiro lugar, conhecer os seus veículos. Isso inclui documentar as características de cada elemento da frota, considerando capacidade, dimensão e velocidade.

As demandas da empresa também precisam ser conhecidas e isso pode ser acessado a partir do dia a dia da operação. É através da análise de relatórios de viagens, cargas movimentadas e entregas realizadas e pendentes que o gestor consegue compreender qual demanda será possível atender.

As rotas também precisam ser controladas para a elaboração de um dimensionamento de frota. Informações sobre pedágios, situação das rodovias e velocidade máxima permitida devem ser levantadas. Esse tipo de dado ajuda a evitar, por exemplo, acidentes e imprevistos.

O mapeamento de todos esses detalhes é estritamente necessário no gerenciamento de frotas. Além de servir para elaborar um planejamento concreto, eles permitem que a empresa entenda qual é a sua real capacidade de transporte de carga.

Em resumo, todos esses itens auxiliam na definição do cálculo que é a base do dimensionamento de frota. Ele considera a demanda mensal dividida pela quantidade de carga que será transportada por mês.

Por que é importante dimensionar a sua frota

Fazer o dimensionamento de frota traz muitos benefícios para o negócio. Embora aumentar a produtividade nas questões relativas ao deslocamento de cargas seja provavelmente a principal finalidade da atividade, ela não se restringe a isso.

Isso significa que existem várias razões pelas quais o empreendedor deve considerá-la um investimento importante. Elencamos as principais aqui abaixo:

Otimização do cálculo e tomada de decisão assertiva

Sem dúvida, o dimensionamento de frotas permite que se chegue com facilidade a um resultado ao calcular o número de viagens que a operação da empresa é capaz de realizar diária e mensalmente.

Além de ser essencial para encontrar possibilidades de melhoria, essa análise também dá aos gestores parâmetros que pode ser acessados na hora da tomada de decisão. A questão do tamanho da frota, por exemplo, só pode ser analisada de forma assertiva com os dados do dimensionamento.

Agilidade e segurança no transporte

A partir do momento em que conhece a frota, o gestor consegue definir com mais sabedoria o percurso mais indicado para cada veículo. O controle das condições das estradas também torna o transporte mais ágil.

Além disso, ele garante também uma maior segurança do motorista e da carga. Carros que trafegam com o peso superior à capacidade têm mais chances de se acidentar. Ao identificar e respeitar a capacidade de cada veículo em relação ao transporte, o gestor está reduzindo o risco de acidentes da sua frota na estrada.

Redução de custos

Se falamos de otimização dos processos e aumento da produtividade com relação ao transporte, estamos falando também de redução de custos. Definindo os veículos adequados para cada tipo de operação, o dimensionamento de frotas garante uma economia em manutenção.

Além de evitar imprevistos e de manter a integridade da frota, o gestor também consegue impedir a ociosidade e aproveitar da melhor forma os veículos que possui. E, como sabemos, no atual cenário, reduzir custos e otimizar a utilização dos recursos são desafios de suma relevância para o empreendedor brasileiro.

manutenção de frota de caminhãoInovações e tendências para manutenção de frota de caminhões
crescimento da agroindústriaCrescimento da agroindústria: por que isso ainda é um desafio para o país?

Assine nossa newsletter


    Solução completa e escalável.

    Melhor planejamento para o cliente com possibilidade de implantação modular de acordo com a necessidades do negócio.

    • Sistema modular
    • Implantação por níveis de controle
    • Infraestrutura e Suporte ativo
    • Solução com atualização constante

    Fale com um consultor.


      INFORMAÇÕES
      Caro parceiro IONICS.

      Agora que está logado, acesse os conteúdos restritos no link abaixo.

      Conteúdo restrito


      Mande sugestões para:
      conteudo@ionics.com.br.
      Ir ao Topo